Jornada para um mundo melhor - Blog do Mosqueteiro Verde

Jornada para um mundo melhor

No blog de novembro você viu a diferença entre desertos e desertos artificiais. Um deserto artificial é, na verdade, terra agrícola degradada pela ação humana. Pois bem, se o homem conseguiu destruir, então pode recuperar. Isto é uma simples verdade. É este o propósito do Groasis: tornar produtivos de novo 2 bilhões de hectares de terras agrícolas degradadas.

Desde 2003 estou numa jornada para atingir esse objetivo. Nós desenvolvemos o Groasis Waterboxx. Depois, descobrimos que isso não era suficiente, na verdade, falhamos muitas vezes. Então desenvolvemos a broca capilar Groasis. E então descobrimos que as raízes não desenvolviam bem — elas não cresciam verticalmente para baixo — e descobrimos que tínhamos de podar as raízes para atingir esse resultado. Também descobrimos que se jogarmos 20 a 80 litros de água na cova, um dia antes do plantio, o crescimento da raiz para baixo, onde há umidade, triplica.  

Em seguida descobrimos que precisamos de micorrizas Growmaxx porque não podemos trabalhar com fertilizantes em condições secas e as plantas precisam de alimentos e minerais. O próximo desafio era se podíamos aumentar a quantidade de água disponível, de uma maneira simples. Sim, podemos e nos meados de 2015 apresentaremos o Groasis Mini-terracedixx para fazê-lo barato, rápido e simples. Essa máquina vai frear a erosão das encostas e aumentar a coleta de água de chuva em 150 a 300%. Isto vai estimular o crescimento das árvores a uma velocidade antes inimaginável.

Também descobrimos que a maior dificuldade não é o plantio em si, mas as condições depois. O plantio com o Groasis Waterboxx é, de fato, bem fácil. Os maiores problemas após o plantio são o vento, tempestades de areia, evaporação, intensidade luminosa, noites frias, animais herbívoros. Todos esses "inimigos," no período pós-plantio,  têm de ser combatidos. Com o Growsafe Telescoprotexx apresentamos uma solução incrivelmente barata que resolve todos esses problemas de uma vez.

Em 2015 também apresentaremos a primeira versão comercial do Groasis Greenboxx. Com esse waterboxx degradável de papel reciclado eliminamos a necessidade de remover o Waterboxx após o plantio. Ao mesmo tempo, o Greenboxx será muito barato para utilizar.

Além desses desenvolvimentos, escrevi um livro para convencer as pessoas sobre a  capacidade das árvores para, em parte ou no todo, nos ajudar a resolver os sete desafios da humanidade. Eles são:

  • Erosão
  • Pobreza
  • Crise alimentar
  • Mudança climática
  • Desemprego
  • Migração rural-urbana
  • Lençóis freáticos baixando

Os Sete Desafios podem ser parcial ou totalmente resolvidos se plantarmos dois bilhões de hectares de terras degradadas pela ação humana, com árvores economicamente interessantes — produzindo frutos, óleos, madeiras, medicamentos — em áreas acessíveis e árvores de interesse ecológico em áreas de difícil acesso. Nós denominamos isto a "Solução Árvore". Convido a ler o livro para saber mais sobre as oportunidades que a Solução Árvore oferece. Ainda fizemos uma Dropbox com muitos documentos interessantes. Quer talvez dedicar um tempo a lê-los? É só acessar aqui!

Porém, o maior de todos os problemas, o que nos tomou 11 anos para combater, foi o homem em si: as pessoas simplesmente não queriam acreditar que nós podemos tornar terras degradadas produtivas de novo, sem usar irrigação. Por isso ninguém queria investir recursos nisto. Com este blog eu quero anunciar a grande notícia! Nos tempos vindouros você ouvirá do maior projeto da história de restauração de terras degradadas. Siga as notícias e acompanhe o nosso site.

Espalhe esta mensagem para os seus amigos e ajude-nos a implementar a Solução Árvore!

Pieter Hoff,
Mosqueteiros Verdes